• Atualidade
  • Economia
  • Desporto
  • Vida
  • Tecnologia
  • Local
  • Opinião
Mais
  • Atualidade
  • Economia
  • Desporto
  • Vida
  • Tecnologia
  • Local
  • Opinião

Ativistas fizeram-se passar pelo DJ Marshmello e engaram a Web Summit. O músico não gostou e admite agir judicialmente

Este artigo tem mais de 2 anos

O DJ e produtor musical, alegadamente, já tinha revelado à Web Summit que não participaria no evento. Ainda assim, nunca saiu da agenda e ‘apareceu’ na quarta-feira. Aliás, não apareceu, surgiu alguém a fazer-se passar pelo músico.

A polémica está instalada e envolve a Web Summit, mais uma vez. Umas semanas antes do evento, que começou esta segunda-feira e terminou ontem, Paddy Cosgrave demitiu-se do cargo de CEO devido a uma outra polémica que envolveu Israel e o Hamas. Agora, contudo, a controvérsia é outra, nomeadamente o facto de alguém se ter feito passar pelo DJ Marshmello.

Contemos a história desde o início:

A organização da Web Summit convidou o músico para marcar presença na edição deste ano do certame. De acordo com o DJ, no entanto, este recusou o convite. “Agradecemos, mas não foi possível, e alertámos para isso mesmo”, diz a assessoria ao SAPO24.

A verdade, contudo, é que a Web Summit nunca retirou o músico do cartaz e este ‘apareceu’ mesmo em Lisboa, pelas 12h00, desta última quarta-feira.

E o que se passou agora?

A notícia é que o DJ nega ter marcado presença e dois ativistas já confirmaram que foram eles que montaram todo este cenário. Marshmello, aliás, diz mesmo que admite agir judicialmente.

A verdade é que os ativistas conseguiram enganar tudo e todos. Surgiram a preceito, deram a conferência e até venderam uma ideia, nomeadamente um oásis virtual, com um nome pomposo, o adiVerse, alegadamente ligado à Adidas, que serviria para recompensar dezenas de milhares de trabalhadores “mal pagos”.

Ambos, ativistas da The Yes Men, e conhecidos pelos pseudónimos de Andy Bichlbaum e Mike Bonanno assumiram tudo no site oficial.

Contactados pelo SAPO24, a Web Summit não se pronunciou. Ainda assim, já eliminaram todas as publicações relativas à alegada presença do DJ, inclusive a conferência de imprensa do mesmo.

Já a assessoria do músico admite ter contactado a organização da Web Summit e está a avaliar o que fazer. “Contactámos e vamos agora analisar qual o próximo passo. Dissemos que não poderíamos ir”.

Resta agora saber como os dois ativistas conseguiram enganar tudo e todos. As cenas dos próximos episódios prometem.

A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil!

Levamos todos os dias aos nossos leitores informação que ajuda a entender o mundo e a tomar decisões. Porque acreditamos que a importância do jornalismo está diretamente relacionada com a sua utilidade e impacto

Veja também

Em Destaque

Últimas